A voz do povo é a voz… do povo: música de fundo


Ok, ok, vocês venceram: iremos providenciar músicas de fundo para o foocast. Eu sempre achei que a música de fundo poluísse demais mas, já que o povo clama por um som de fundo, a voz do povo é a voz… do povo mesmo (viva o podcast laico !).

Como sempre, adoramos as sugestões de quem nos ouve. Para nós do foocast, é necessário que a música tenha uma licença que permita distribuição e trabalhos derivados. Se possível, as licenciadas pela Creative Commons, como uma forma de divulgar a causa e a ferramenta CC. A foto deste post por exemplo utiliza uma licença CC.

Eu pessoalmente prefiro as músicas Acid Jazz: acho que elas conferem uma sobriedade ao podcast, são neutras (pouca gente odeia com todas as forças e poucas amam o gênero) e usam alguns recursos eletrônicos, distorções etc. que dão um ar ‘moderno’ à música.

Como não é possível tocar as músicas em tempo real (enquanto gravamos o podcast) utilizando Software Livre, as músicas serão adicionadas utilizando o Audacity depois da gravação, o que infelizmente dá uma certa artificialidade pois não temos como interagir com ela. Mas se você for um gênio do SL e souber uma solução, estamos sedentos em sabê-la pois já sofremos muito com isso.

foto por Adam Shane

Anúncios
Publicado em Editorial. 15 Comments »

15 Respostas to “A voz do povo é a voz… do povo: música de fundo”

  1. Rodrigo Reis Says:

    Uma reclamação. O Audio, pelo menos para mim esta um pouco baixo. Se puder, ao menos normalizar o audio no final, ficaria perfeito.

  2. sfair Says:

    Da uma olhada em http://sfair.wordpress.com/2007/03/05/musica-livre/

    Acho que voces encontram algumas musicas boas para colocar de fundo.
    E viva a musica de fundo 🙂

  3. Leandro Santiago da Silva Says:

    Acho que o Pearl Jam há um tempo atrás lançou um trabalho sob essa licença. Taí uma dica de algo mais “POP”.

  4. KurtKraut Says:

    O áudio fica baixo porque usamos o Gizmo para gravar a nossa voz e o Gizmo grava em mono, em péssima qualidade. Não existem soluções livres que permitam que um chat de voz seja gravado, infelizmente

  5. Leandro Santiago da Silva Says:

    Ah, pra deixar as músicas em tempo real, coloquem um radinho a pilha do lado do microfone… 😉 Sintonize naquelas rádios AM de música sertaneja. Quem sabe um Tonico e Tinoco… Eita musica boa!! rsrsr.

    Agora falando sério. Eu acho que a qualidade do áudio poderia ser melhor. Sei que não é tão fácil quanto falar, mas o áudio atual parece uma gravação de telefone (a 32kbps).
    Seria legal também adotar um estilo parecido com o podcast do site InfoExame. Ele não tem músicas toda hora, mas umas vinhetas no inicio e fim de cada bloco, e coisas do tipo.
    tipo “Foocast, um podcast para quem tem mente aberta” , e coisas do tipo… rsrsr

  6. KurtKraut Says:

    Aloha Leandro,

    Você deve ter ouvido a versão em MP3 e não a OGG para se queixar da qualidade de som. Recomendo você ouvir a OGG e sentir a diferença. A diferença entre os dois formatos deve reduzir nos próximos foocasts. A qualidade ficou diferente por um erro meu na pós-produção do podcast.

    Mas infelizmente não temos muito como melhorar a qualidade do som além da que você irá ouvir no formato OGG. O OgMaciel mora nos EUA e eu no Brasil e para podermos nos falar e gravar ao mesmo tempo, somos obrigados a usar o Gizmo (www.gizmoproject.com), um software proprietário de VoIP. A função de gravação dele é somente em mono (não em stereo) o que já prejudica bastante a qualidade do som.

    Desde o ano passado estamos procurando uma solução livre para VoIP que permita gravar ao mesmo tempo a conversa e NÃO EXISTE tal solução. Portanto, temos adiado o foocast desde o ano passado até que chegamos a conclusão de que infelizmente teremos que usar SP mesmo.

  7. LuizArmesto Says:

    KurtKraut, você já tentou capturar a saída de som do ALSA usando um programa gravador de som separado do VOIP? Nesse caso daria pra gravar a trilha sonora ao mesmo tempo que o programa é realizado (Apenas você vai ouvir a trilha, a menos que tenha banda de sobra pra, além do VOIP, criar também uma “rádio online” com a trilha sonora pros outros participantes ouvirem)

  8. Leandro Santiago da Silva Says:

    Não, naum. Eu ouvi a versão em ogg msm. Com o MPlayer.
    Uhum, naum sabia dessa de vcs morarem relativamente (eh, maldita relatividade) longe um do outro. Mancada.
    Desculpe a ignorância, eu estou meio por fora do assunto, mas será que não há nenhum recurso no ekiga que permita uma boa qualidade de áudio que possa ser gravada em arquivo?
    Ah, e de maneira alguma critiquei o projeto de vcs, embora possa ter parecido em algum momento.
    Falando nisso, sábado agora tem FLISOL aqui na minha cidade (Maringá, e inclusive vão estar lá o André Noel e o Lucas Veloso, citados por vcs no primeiro episódio). São atitudes como o flisol e o podcast de vcs que ajudam a espalhar a idéia do SL mundo afora.

    Obs: Eh muito cabuloso começar as gravações com “Aloha!” .. 😉

    Falow.

  9. KurtKraut Says:

    Aloha Leandro,

    Eu já conversei com desenvolvedores do Ekiga via IRC e e-mail mas sequer responderam. Recurso no Ekiga posso garantir que não há, seria necessário fazer algum hacking, virtualizar placa de som e esse tipo de coisa. Ações que NINGUÉM sabe orientar como se fazer, portanto, continuamos a morrer na praia. E para finalizar, obrigado pelo prestígio e esperamos que continue nos ouvindo 😀

  10. KurtKraut Says:

    Aloha LuizArmesto,

    Obrigado pelo comentário. Muita gente já nos disse isso mas nunca alguém soube FAZER isso. Se você souber COMO fazer, por favor, nos contacte. O que poderia ser feito já colhemos bastante sugestões mas misticamente ninguém sabe fazer algo que funcione 😀 Estamos desde o ano passado em busca disso e até agora nada. Seria de grande valia para nós e para vários outros projetos multimídia se alguém matasse essa charada e se você puder fazer isso não sei nem descrever o quanto eu ficaria feliz em poder fazer um podcast sem usar software proprietário 😀

  11. António Manuel Dias Says:

    KurtKraut:

    Nunca usei VoIP, por isso não sei se funciona nesse caso, mas presumo que sim. Há tempos quis gravar o áudio de uma apresentação em flash num site na Internet. A apresentação apenas pode ser vista online, pelo que não poderia retirar a faixa digital pelo que usei o método descrito pelo LuizArmesto:

    Usando Sound Recorder do KDE, escolhi a entrada “Mix”, que suponho ser a saída para o amplificador de aúdio, e foi só colocar a gravar. Acho que dará também para misturar a música de fundo, bastando para tal colocar um CD no leitor e ajustar o volume no misturador (embora pense que será melhor adicionar a faixa de música na pós-produção, usando o Audacity).

    Espero ter ajudado.

  12. KurtKraut Says:

    Aloja Antônio,

    Muito obrigado pela riqueza de detalhes ! Comentários assim realmente ajuda quem está aqui do outro lado tentando trazer conteúdo para a web em geral.

    Infelizmente sua sugestão não pode ser aplicada a o VoIP. O ‘Mix’ significa que ‘tudo que está saindo na caixa de som será gravado/capturado’. Isso cria um artefato incrivelmente incômodo no VoIP que é o loop infinito de som, ou ‘eco lógico’ como falei nos bastidores de um podcast anterior a criação do foocast.

    Como o Mix faz com que tudo que ‘está saindo na caixa de som vá para gravação/captura/microfone’, quando o OgMaciel ou outro participante falar uma frase e eu escutar, o meu computador irá repetir essa frase para o dispositivo de captura. E o que o VoIP faz é justamente transmitir o que é tocado no dispositivo de captura para outros ouvintes na internet: resultado, o que o OgMaciel falar, meu computador vai mandar de volta com delay, criando efeito sanduíche-iche da Ruth Lemos*. E quanto mais longa a frase, maior o loop e mais impossível é se comunicar.

    Portanto, voltamos a estaca zero 😦 obrigado por prestigiar nosso podcast.

    * = Ruth Lemos é uma nutricionista que foi entrevistada ao vivo pelo principal canal de TV no Brasil e ela tinha um retorno do áudio nos fonos de ouvido dela com um delay. Como ela ouvia o que dizia com alguns segundos de atraso, isso provocou uma intensa gagueira nela. Observe o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=H1iLgrX39X4

  13. Gil Brandao Says:

    Sugestão: se puderes usa o jack audio server! A ferramenta gráfica ( qjackctl)dá para fazer routing dos vários programas de um modo muito fácil, input/output. O aRts (KDE) ou o esound (GNOME) devem servir também (sem o requisito de ser jack apps) mas nunca experimentei.

  14. KurtKraut Says:

    Aloha Gil,

    Obrigado pelo seu comentário. O Jack não pode ser usado pois ele exige que a aplicação seja montada para ele, com compatibilidade para ele, o que não acontece com aplicações VoIP: há nenhuma com conectividade com jackd. Então ele não tem como ser utilizado.

  15. madruguinha Says:

    puts eu to
    querendo colocar musicas de fundo em meu
    web site mais n consigo alguem pode me ajudar?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: