Mas o que é Foocast ?

Foocast é um podcast brasileiro sobre Software Livre e Tecnologia iniciado em 28 de março de 2007. Ele foi criado a partir da experiência de seus iniciais fundadores (OgMaciel e KurtKraut) em outros podcasts sobre tecnologia e a necessidade de trazer um novo formato de podcast sobre esses assuntos.

O contexto da criação do Foocast é um cenário bem peculiar: a cada dia novos podcasts surgem na web em português e de sotaque brasileiro mas majoritariamente tratando do Software Proprietário e quando tratam de Software Livre, ou de forma preconceituosa e leiga ou quando feito por entendidos no assunto, possui uma profundidade técnica intensa e de circulação somente no gueto do ‘free software‘.

Mas de onde vem o nome ‘Foocast’ ?

O sufixo ‘cast‘ deriva diretamente da palavra podcast. Já o prefixo ‘foo‘ é um termo muito usado na informática para se referir a uma icógnita, variável ou exemplo qualquer. No linguajar comum, fala-se em X ou Y. Por exemplo: ‘Podemos listar X possibilidades disso acontecer‘ ou ‘Não adianta ligar X ou Y que o resultado sempre será o mesmo‘. O ‘foo’ segue o mesmo significado: ‘Se o usuário instalar um programa foo e não funcionar, a quem ele vai pedir ajuda ?

Dada a generalidade de temas de tecnologia, informática e Software Livre que o Foocast irá abordar, o termo ‘foo’ pareceu bastante adequado para denominar este podcast.

Qual a diferença do Foocast para os demais podcasts da área ?

Como o projeto ainda tem uma breve história, fica difícil elencarmos que características possuímos. Mas desde já é claro para nós aquilo que não queremos ser/fazer. Temos em mente algumas preocupações:

  • Não ser um podcast monólogo, o discurso de uma só pessoa.
  • Não ultrapassar a duração de 30min, para ser mais simples de ser ouvido e transmitido.
  • Não plantar uma monocultura: levar a discussão além dos gostos pessoais e especialidades dos apresentadores.
  • Não ser propanga viral/subliminar/oculta de uma empresa ou produto. O ouvinte tem que estar ciente do que é publicidade e do que é opinião.
  • Não se viciar em um tecnicismo e profundidade de assunto que só é inteligível a um grupo restrito de tecnófilos e profissionais.

Somos muito sensíveis ao que nossos espectadores querem ouvir. Portanto, visões diferentes ou além dessas são muito bem vindas e gostamos muito quando nos procuram para fazer sugestões, críticas ou propostas de atuação. Portanto, não hesite em nos procurar para uma boa conversa.

Uma resposta to “Mas o que é Foocast ?”

  1. Jose Tuedes de Resende Says:

    Muito interessante. Como aluno da FALE-UFMG pude entender as funcionalidades do TEXTOLIVE e do UBUNtU numa linguagem clara e acessível a todos. Muito útil.
    Obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: